DIFERENÇAS ENTRE AS MENTES

Mente consciente

É a parte do cérebro que pensa. Essa parte tem alguns limites gravados, por isso ela compara e identifica se algo é bom ou ruim para a pessoa. Quando uma pessoa sente uma dor e sabe onde é essa dor, essa pessoa é consciente da existência da dor. A consciência é tema de estudos em várias áreas, da filosofia à psicanálise. No Coaching tratamos a mente consciente como self 1, nossa mente despertada, acordada, que observa e coordena todas nossas ações.

Mente subconsciente

É a parte do cérebro que é responsável pelo que as pessoas acreditam em suas vidas. Se uma pessoa acredita que existem extraterrestres, ela tem uma crença de que existem: seres de outros planetas, estabelecida em seu subconsciente. Uma pessoa que acredita que não vai conseguir a promoção tão esperada dentro da empresa só pensa assim porque tem alguma coisa relacionada a isso que está armazenada em seu subconsciente. Dessa forma, a mente subconsciente é o acervo de crenças que todas as pessoas têm.

Mente Inconsciente

É a parte do cérebro responsável pelos sentimentos das pessoas. Essa parte domina o corpo e é por esse motivo que faz a pessoa fazer algumas coisas que muitas vezes a pessoa não queria fazer, isto é, que a mente inconsciente acha que prejudicará a pessoa. Quando uma pessoa está dirigindo um carro, o faz de forma inconsciente, pois ela não fica pensando o tempo todo: primeiro eu faço isso, depois isso, depois aquilo etc. Pisar na embreagem, acelerar, ligar o carro, trocar de marcha são coisas feitas ao mesmo tempo em que se pensa em onde ir, o que vai fazer e como chegar até lá.

A Sabedoria em Saber Usar sua Mente a Seu Favor

O poder está em aprender a usar todas as partes de nossa mente em nosso benefício e em saber compreender aquilo que nela precisa ser eliminado ou potencializado. Alimentar um mindset positivo faz toda diferença em nossos resultados pessoais e profissionais e nos impulsiona a ter comportamentos mais compatíveis com aquilo que sonhamos.

Por isso, trabalhar nossos processos mentais, identificar as crenças limitantes e sabotadoras é uma atitude importante para aprender a controlar a mente e estimulá-la positivamente. Esta é a sabedoria do autoconhecimento, compreender os limites e as potencialidades e encontrar formas efetivas para, por meio de nossos dons e talentos, conquistar resultados extraordinários em nossa vida.

Abra a sua mente e deixe transbordar o seu melhor.



MATÉRIA DO BLOG DO JRM

Comentários