O QUE É O PODER DO HÁBITO?

Alguma vez você já ouviu falar no poder do hábito?  Você é do tipo que deixa o poder do hábito controlar sua rotina, sentindo a necessidade de segui-la todos os dias de sua vida e dificilmente encontra tempo para realizar algo que estava planejando há anos, e sempre fica pendente? Ou você conhece o poder do hábito e sabe como isso pode modificar sua vida de algo negativo para algo positivo? Vamos conhecer um pouco mais sobre o poder do hábito na sua vida e saiba como usá-lo ao seu favor no post de hoje. Combinado?

O que é poder do hábito?

O poder do hábito é a nossa capacidade de tomar as mesmas decisões rotineiramente e torná-las algo constante em nosso dia a dia. O poder do hábito é algo que pode estar presente na vida de todos nós e se manifesta de diversas maneiras, podendo ser algo tanto positivo quanto negativo.

Infelizmente, na maioria das vezes, o poder do hábito é algo negativo e se manifesta principalmente naquelas atitudes que tomamos diariamente sem prestar muita atenção, deixando o poder do hábito no piloto automático e praticando ações que sabotam a nós mesmos.

Por isso, é importante prestar atenção no seu poder do hábito e reparar se exerce impacto negativo no seu dia a dia, principalmente em relação à sua saúde física e mental. Popularmente, o poder do hábito também é conhecido por “força do hábito” e tomar atitudes sem pensar duas vezes é algo absolutamente comum, mas que pode trazer desvantagens à sua vida.

Impactos do poder do hábito

Como citado acima, o poder do hábito pode ser algo tanto negativo quanto positivo, depende muito do seu estado mental e do seu próprio controle sobre a rotina. O poder do hábito negativo é aquele que pode comprometer sua saúde e bem-estar, pois faz com que você coma todos os dias uma sobremesa calórica durante o período de serviço, por exemplo, ou que leva você a chegar à sua casa e deitar no sofá para assistir televisão ou mexer no celular, em vez de realizar uma atividade física, ou até mesmo detona algum sabotador relacionado à sua personalidade.

O poder do hábito faz com que você não tenha noção do que está acontecendo e que não enxergue os erros com muita clareza, pois é algo que já está acoplado à sua rotina. Consequentemente, o poder do hábito negativo faz com que você se sinta cansado, tanto fisicamente quanto mentalmente, e não saiba os motivos exatos disso estar acontecendo, ou seja, você sabota a si mesmo e considera como se fosse algo “normal”.

Já o poder do hábito positivo é aquele em que o indivíduo tem consciência do poder do hábito e de como pode impactar sua vida, é aquele que evita escutar seus sabotadores e promove mudança:  não mais comer exageradamente sempre que passa por uma frustração, mas sim tomar atitudes e moldar-se, pensando completamente em seu próprio bem-estar, saúde e alimentação 100% saudável.

Como usar o poder do hábito a seu favor?

Para começar a modelar o poder do hábito e usá-lo em seu favor, primeiro de tudo é importante identificar quais ações você realiza em sua rotina que têm um impacto negativo que podem ser modificados e quais são os seus sabotadores.

Você pode começar com coisas pequenas: usando o exemplo citado acima, substituindo comer uma sobremesa calórica enquanto trabalha, por uma fruta, pois vai te saciar de qualquer modo e não prejudicará sua saúde.

Resumindo: não se deixar sabotar pelo poder do hábito, sempre tendo uma alternativa saudável e passando a construir seu poder do hábito para que todo esse contexto ajude você. Faça uma mudança gradual para que não tenha um impacto muito brusco na sua rotina: isso é fundamental.

Por mais forte que o poder do hábito negativo seja, nada pode impedir seu objetivo de melhorar sua qualidade de vida. Identificando o que te prejudica, ficará mais fácil tomar atitudes para usar o poder do hábito em seu favor.

Caso não consiga mudar seu poder do hábito por conta própria, é indicado ler obras com temática sobre mudanças do poder do hábito ou até mesmo participar de programas de coaching que possui profissionais especializados em auxiliar na mudança do poder do hábito.

Dicas e benefícios de controlar seu poder do hábitoTentar traçar uma rotina que descreva o que deve fazer desde o momento em que acorda até o momento em que vai dormir para que pense como seu poder do hábito i

Vai aperfeiçoar seu tempo e vá melhorar sua autonomia e confiança;

Se o seu poder do hábito é negativo em relação à alimentação, uma reeducação alimentar pode te ajudar a se sentir mais saciado e fazer com que perca peso;Um poder do hábito positivo melhora sua qualidade de vida;Transformar atividades físicas em um poder do hábito, além de fazê-lo perder peso, também dá mais energia para seu dia a dia;Deixar um tempo livre para investir em algum lazer e transformá-lo em um poder do hábito, como ler um livro ou assistir uma série, vai diminuir consideravelmente seus níveis de estresse;Preste atenção à maneira que você se comporta diante de problemas. Se sua reação for negativa, tente mudar sua atitude para algo que não vá te sabotar e transforme isso em um poder do hábito;Um poder do hábito que foca em passar um tempo com amigos ou familiares ajuda em seu bem-estar;Tentar manter um horário fixo para suas tarefas ajuda a transformá-las em um poder do hábito.

Viu como moldar o poder do hábito de acordo com suas necessidades apenas traz benefícios para seu corpo e mente? Um poder do hábito bem planejado melhora sua vida pessoal e profissional, tornando você uma pessoa feliz e realizada.

Qual sua opinião sobre o poder do hábito na sua vida? Você possui um poder do hábito positivo ou um poder do hábito negativo? O que você faz para modificar seu poder do hábito? Comente abaixo sua experiência e continue acompanhando o nosso blog, trazendo dicas pensando em sua saúde e bem-estar sempre!

https://michaelhigino.com.br/voce-sabe-o-poder-do-habito-na-sua-vida/

Comentários