DESCOBRI QUE A CANJICA LIGHT PODE EMAGRECER






canjica
Prato conhecido em diferentes regiões do país, a canjica pode ser branca ou amarela, quando feita com milho. Além deste nome, pode ser conhecida nas outras regiões do Brasil como mugunzá, canjiquinha, corá, jimbelê e chá de burro.
Além de ser uma delícia, possui diversos benefícios para a nossa saúde. Para fazer uma boa canjica siga a receita abaixo:
Ingredientes:
  • 500 g de milho para canjica
  • 2 litros de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 400 ml de leite de coco
  • 1/2 litro de leite
  • 3 paus de canela
  • 1/2 colher (chá) de canela em pó
  • 8 cravos-da-índia
  • Açúcar a gosto (opcional)
Modo de preparo (Rende 12 Porções):
Preparo: 1 hora 20 mins | Tempo adicional: 8 horas de molho | Tempo total: 9 horas e 20 minutos
  • Deixe a canjica de molho na água durante a noite.
  • Cozinhe-a na água do molho por cerca de 1 hora.
  • Quando estiver macia, junte o leite condensado, o leite de coco, o leite de vaca, a canela e o cravo.
  • Cozinhe em fogo baixo por mais uns 15 minutos, ou até engrossar.
  • Coloque mais açúcar se quiser.
  • Sirva quente ou fria.
Uma receita mais light é a versão sem leite, além de ter menos calorias, pode ser consumida por intolerantes à lactose e veganos:
Ingredientes:
700g de canjica
1.5 litro de água para o cozimento
400 ml de leite de amêndoas
400 ml de leite de coco
1/3 xícara de açúcar demerara
5 colheres de sopa de leite condensado vegetal
Modo de fazer:
Cozinhe a canjica com água até ficar mais macia. Cubra a canjica com água e coloque mais uma medida e meia de água para o cozimento.
Depois de cozida, coloque o leites vegetais (castanha e coco), o açúcar demerara e a canela e deixe cozinhando, mexendo de vez em quando.
Quando estiver quase no ponto adicione o leite condensado para a cremosidade extra.

Agora, veja abaixo os 10 benefícios que a canjica irá fazer para sua saúde.

10 benefícios de canjica para a saúde

1 – Rica em vitaminas e outros nutrientes

Ao consumir a canjica, a pessoa tem acesso a diversas vitaminas que são oferecidas pelo alimento. Por exemplo, em cada 100 gramas do prato é possível encontrar proteínas, fibras, ferro magnésio, fósforo, zinco, vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6.

2 – Aumenta o ácido fólico

A canjica possui em seus nutrientes uma grande quantidade ácido fólico. O ácido é responsável pela formação de outras células do corpo humano, e contribui para o equilíbrio do organismo.

3 – Rica em fibras

A fibra presente no grão do milho, ingrediente primordial para a produção da canjica, contribui para o combate a prisão de ventre e facilita a digestão das pessoas que consomem o alimento.

4 – Previne doenças cardiovasculares

O tipo de gordura que está presente na canjica é aquele que auxilia o colesterol bom e combate o colesterol ruim, prevenindo também o risco de doenças cardiovasculares. É importante lembrar que estes benefícios só são amplamente alcançados quando não há um exagero nos demais ingredientes que serão utilizados no preparo, como o açúcar.

5 – Fortalece o sistema imunológico

O leite de coco presente no preparo do alimento possui propriedades que estimulam o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, o leite de coco também ajuda no alívio dos sintomas de dor de garganta e úlceras, dentre outros benefícios como a hidratação da pele, adquiridos quando o sistema imunológico encontra-se forte. A canjica é, por isso, um dos alimentos indicados para mulheres gestantes.

6 – Regula o intestino

O consumo da canjica contribui, devido a grande quantidade de fibras, para a diminuição das ocorrências de prisão de ventre, já que ocorre uma melhora significativa no trânsito intestinal e acelera no processo de digestão.

7 – Ajuda a emagrecer

A canjica pode ser uma aliada para as pessoas que desejam emagrecer! Para isto, basta que seja consumida sem um grande número de ingredientes doces. A ajuda no processo de emagrecimento com o seu consumo ocorre pelo alimento possuir baixos índices de colesterol, pequena taxa de gordura saturada e grande quantidade de fibras.

8 – Aumenta a saciedade

Também na dieta alimentar, a canjica ajuda a promover saciedade por longo tempo, evitando com isso a chegada da fome antes da hora, o que aumenta as chances de combate ao sobrepeso.

9 – Possui baixo teor de açúcar

Uma das principais vantagens da canjica se encontra no baixo teor de açúcar presente no alimento. Por exemplo, em uma xícara de tamanho médio existe apenas 3 gramas de açúcar. Este benefício não contribui apenas para o processo de emagrecimento e sim à manutenção da saúde dos dentes.

10 – Possui ação antioxidante

Os antioxidantes presentes na canjica são substâncias capazes de atrasar ou mesmo inibir a ação dos oxidantes, protegendo as células dos radicais livres.


SITE PESQUISA:

https://biosom.com.br/blog/alimentacao/10-beneficios-da-canjica-para-a-saude/

Comentários