Inteligência Emocional e as funções dos hormônios no organismo.

Amei o texto, de fácil entendimento e postando no blog, com o intuito de auxiliar as pessoas a controlar sua vida emocional por meio da reeducação mental.

TEXTO:

Inteligência muitas vezes é entendida como a capacidade de perceber, interpretar, diferenciar e aprender.
Emocional, é aquilo que desperta abalo, perturbação ou agitação.

Poderíamos entender que inteligência emocional seria um capacidade de perceber ou distinguir aquilo que nos tira do equilíbrio (para o positivo ou negativo)

Uma pessoa que percebe que se alterou (tanto para o prazer ou para a dor) e que essa alteração causou uma agitação ou abalo, podemos dizer que essa pessoa tem um alto nível de inteligência emocional.

As alterações em sua maioria são uma resposta a um estímulo externo (fato causado no ambiente da pessoa) ou correspondente a um estímulo interno (memórias de dor ou prazer)

Com o avanço das ciências comportamentais, descobriu-se que muitos estimulos são resultados de ações externas, INTERPRETADOS por memórias internas, tendo como resultados atitudes inapropriadas ou exageradas, em virtude de que, neste caso, ocorreram ações biológicas (hormônios/neurotransmissores) que estavam armazenados nas memórias que foram reestimuladas pela ação do estímulo externo.

Se esses fatores biológicos, que estavam contidos na memória estimulada, forem reforçados pelo estímulo externo, fatalmente causarão um movimento descontrolado no indivíduo, que será, interpretado pelas pessoas em volta deste indivíduo, como um descontrole excessivo a um fato muito simples que aconteceu.

Resumindo, quando uma pessoa tem um descontrole nítido sobre um fato que aconteceu, em que os demais pouco notaram, ou se manifestaram com poucas emoções, esta pessoa será interpretada pelos demais como uma pessoa "desequilibrada".

E não digo em exageros, mas em emoções um pouco mais forte do que seria considerável aceitável, com um agravante de que estas emoções podem permanecer nesta pessoa até que os efeitos dos hormônios/neurotransmissores cessem seus efeitos no organismo desta pessoa.

E para entendimento mais simples,
Um exemplo pode ser a TPM em algumas mulheres.

Levando isso para o coaching, devemos ter cuidado com emoções nitidamente "descontroladas", pois ao invés de representarem pouca inteligência emocional, pode representar ações indevidas da sua biologia, causadas por memórias do passado.

Outro exemplo é o fato de pessoas usarem drogas legais ou ilegais para eleimirar ansiedades, medos ou distúrbios.

Nesse momento, a Biólogia está falando mais alto do que a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
E podem ser confundidas.

*Donato Dimarzio*
*Business Desingner*
São Paulo/SP

Comentários

  1. Muito bom, li um livro chamado "inteligencia emocional", e real.

    ResponderExcluir

Postar um comentário